terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Coluna do Léo Lopes – E 2016 vai chegando ao final...

Éééééé meus caros verdinhos e verdinhas campeões brasileiros, mais um ano que termina, dessa vez de maneira muito feliz e estamos começando uma nova caminhada para 2017, mas antes de acabar 2016 ainda temos alguns compromissos.

Bem, já vou avisando que esse post vai ser meio longo e ainda sobrarão coisas a serem postadas como a minha análise do elenco, números e estatísticas do campeonato, que vamos discutir também nos papos palestrinos que não vão parar durante as férias (não precisam chorar), contratações e especulações.

Como ontem (segunda-feira 12/12/2016) tivemos as premiações de diversos meios de comunicação como a Bola de Prata ESPN/SportingBet, a seleção do campeonato do Lance! e a seleção do campeonato da SPORTV premiando os melhores jogadores por posição, melhor técnico, o melhor jogador do campeonato (ou craque do campeonato) e até os melhores árbitros (juro que nesse eu desconheço os critérios de avaliação) falarei um pouco, ok, nem tão pouco assim, sobre as seleções e o que isso representa para o Palmeiras 2017.
Bem, quero começar exaltando a conquista do título já que desde então eu não publicava nada no site e falar, obviamente, do nosso domínio na seleção do Bola de Prata.

Como acabei de dizer quero começar falando CHUUUUUPA MUNDO, CHUPA BRASIL, CHUPA ESPN, CHUPA FOX, CHUPA GLOBO, CHUPA CBF, CHUUUUUUUUUUUPAAAAAA, AQUI É ENEACAMPEÃO, AQUI É O MAIOR CAMPEÃO NACIONAL........UFA........bem, vamos retomar a calma e continuar!!!!

Dando continuidade ao que nos referíamos vamos falar sobre a premiação realizada nessa segunda-feira (12/12/2016) elegeu como a seleção do campeonato os seguintes jogadores:
  • Bola de Prata ESPN/SportingBet:
Goleiro Jaílson (Palmeiras)      LDJean (Palmeiras)       Zagueiros – Pedro Geromel (Grêmio) e Réver (Flamengo)      LE – Fábio Santos (At-Mg)      VolantesTchê Tchê (Palmeiras) e William Arão (Flamengo)     Meio CampoDudu (Palmeiras) e Moisés (Palmeiras)     AtacantesGabriel Jesus (Palmeiras) e Robinho (At-Mg)      Técnico Cuca (Palmeiras)      Craque Do Campeonato – Gabriel Jesus (Palmeiras)
  • Seleção Lance!
         Lembrando que os jogadores foram escolhidos de acordo com a media das notas que eles receberam durante o campeonato (foram computados atletas com no mínimo 19 partidas realizadas) e a seleção foi a seguinte:

           GoleiroJaílson (Palmeiras)      LD – Victor Ferraz (Santos)      Zagueiros – Rodrigo Caio (São Paulo) e Réver (Flamengo)      LE – Zeca (Santos)      VolantesTchê Tchê (Palmeiras) e Moisés (Palmeiras)     Meio CampoDudu (Palmeiras)     AtacantesGabriel Jesus (Palmeiras), Marinho (Vitória) e Robinho (At-Mg)      Técnico Cuca (Palmeiras)     Craque Do Campeonato – Gabriel Jesus (Palmeiras)

  • Seleção Melhores do Ano SportTV:

Goleiro – Jaílson (Palmeiras)      LD – Jean (Palmeiras)       Zagueiros – Pedro Geromel (Grêmio) e Yerri Mina (Palmeiras)    LE – Jorge (Flamengo)      Volantes – Tchê Tchê (Palmeiras) e Moisés (Palmeiras)     Meio Campo – Dudu (Palmeiras) e Diego (Flamengo)     Atacantes – Gabriel Jesus (Palmeiras) e Robinho (At-Mg)      Técnico Cuca (Palmeiras)      Craque Do Campeonato – Gabriel Jesus (Palmeiras)    Revelação do Campeonato: Vitor Bueno (Santos)

Vejamos bem, nosso domínio em TODAS as seleções apresentadas (contabilizando 13 escolhidos sendo 11 de linha, o técnico e o craque do campeonato) tivemos 8 representantes na Bola de Prata, 7 Representante no "jornal" Lance! e 9 representantes nos Melhores do ano da SporTV. Olhem bem isso, representamos mais de 60% dos melhores do ano considerando todos as três representações que coloquei logo acima, isso é animal, JURO, eu não esperava ver um domínio desse por parte do Palmeiras agora em 2016 (não vou ser hipócrita, aparecer aqui e falar "Eu já sabia", eu esperava, mas não imaginava que teríamos um domínio tão amplo do campeonato).

Antes de continuar o texto gostaria de parabenizar cada um dos atletas e o técnico escolhido como os melhores do campeonato, sejam do clube que for, nada de clubismo bobo nesse momento, Parabéns a todos os escolhidos (mesmo que eu não concorde que alguns jogadores não mereçam estar ali)!!!!

Na minha Humilde opinião, esse domínio mostra, claramente, que o trabalho foi espetacular, que cuca é um bom técnico, que Mattos fez um bom trabalho, que os jogadores se dedicaram muito, que jogamos muito e, claro, que Mauro César Pereira é um idiota. Falando em MCP, gostaria de fazer uma menção honrosa ao cuca falando ao receber a bola de prata “diretamente” com esse cidadão, exaltando que o “Cucabol” foi o futebol que teve mais vitória em casa, mais vitorias fora, mais gols marcados, menos gol sofridos, uma campanha de 80 pontos e acabou campeão, ou seja, CHUPA!!

Queria deixar registrado aqui, abertamente, o respeito, carinho e admiração de desenvolvi por Jaílson nesse período. Um cara simples, humilde, tranquilo, respeitador, palmeirense (uma de suas melhores qualidades), paciente e, é claro, um GOLEIRO EXEMPLAR. Entrou numa fria, herdou o posto de um ídolo do clube (após alguns momentos de desespero da torcida lembrando de 2014) e, ACABOU COMO ÍDOLO. Foram 19 partidas (por favor me corrijam se eu errar), 14 vitórias, 5 empates e NENHUMA DERROTA, sofrendo apenas 12 gols em todos esses jogos. Chegou ao Palmeiras 2 anos atrás, com 33 anos e um “futuro” indefinido, provavelmente teria seu contrato não renovado ao final do ano se não jogasse e o futuro reservou um lugar na história para ele. PARABÉNS JAÍLSON!!!

 Todos os nossos atletas merecem elogios, TODOS sem exceção, mas alguns terei que destacar. Ainda essa semana vai aparecer aqui no nosso site (ia ser aqui junto, mas ficou muito extenso, então faremos em "2 partes") números e estatísticas do time como um todo durante o campeonato e também por estatísticas individuais exaltando cada um dos jogadores de acordo com suas características, maaaaaas eu não poderia deixar de citar alguns atletas aqui que merecem destaque nessa conquista.


Jaílson foi meu destaque especial, mereceu um parágrafo somente para ele, mas não poderia deixar de falar de Fernando Prass e somente uma palavra me resume ele desde que chegou ao Palmeiras: "MONSTRO".  Quero também exaltar Dudu que deixou de ser somente Dudu para ser o novo Edmundo, comandando os jogadores em campo, sendo um líder, um torcedor em campo e um exemplo. Não poderia deixar de citar o Jean que mostrou personalidade, humildade e jogou demais. Nossas Duplas de zaga (seria um absurdo da minha parte exaltar somente 2 jogadores, nós tivemos 4 zagueiro esse ano) VH, Mina, Edu e Martins, parabéns pelo trabalho realizado. 

Seria um absurdo eu não falar de Moisés e 2Tche e exaltar uma frase que eu SEMPRE DISSE: "Todo bom time começa com uma boa dupla de volantes" (muitos dizem que começa com um bom goleiro, mas eu tenho uma opinião diferente) e, é claro Gabriel JesusAaaaaaa garoto se tu soubesse tudo que o futuro tem reservado para ti, teu futuro é gigante meu querido, não, espera, você tem noção sim. Você tem tudo para ser gigante, saiba que terá uma "mancha verde" na sua história e que sempre que quiser será recebido de braços abertos, vá lá em Manchester e brilha garoto. 

É reconheço que deixei muita gente de fora, não vou falar de um por um senão dá para escrever um livro, mas quero deixar nos próximos 2 parágrafos, mesmo curtos, um agradecimento a 2 outros integrantes de nosso time.

Primeiramente gostaria de agradecer Zé Roberto, o nosso vovô garoto. Zé, mesmo que essas palavras não cheguem até você de fato, eu gostaria de agradecer do fundo do meu coração a possibilidade de vê-lo em campo pelo nosso Palmeiras, você será eterno!

E, por fim, mas não menos importante, Cuca. Cuca, Mestre Cuca, Cucabol, ou qualquer outro apelidinho bobo que tenham lhe colocado só tenho duas frases que posso dizer que resumem tudo que você significou para mim esse ano: "Muito Obrigado" e "Volte Logo"! Ficarão marcados o carinho, admiração e respeito que tenho por ti. "Muito Obrigado".

E o que tudo isso significa para 2017? Nada? Muito? Foda-se? Não, pera lá, vamos com calma! A ter calma deve aprender jovem Padawan! (se não entendeu a referência pergunta para um amiguinho...hehehe).

Bem, o que é mais importante em tudo isso é saber que o Palmeiras voltou a ser referência de futebol no cenário nacional o que, venhamos e convenhamos, a cerca de  2 ou 3 anos atrás eu não imaginaria, temos cofres "cheios", principalmente de expectativa para o que os próximos anos nos reservam mas, principalmente, temos uma estrutura sólida. A meu ver esse é nosso maior trunfo.

E o que isso significa denooooovo? Pois bem, isso significa que mesmo tendo um elenco, não corremos o risco de perde-lo para a China ou Europa, porque temos a opção de negociar para manter alguns jogadores, isso significa que mesmo com "dinheiro em caixa" podemos gastar menos para "ajeitar" o elenco para os próximos anos e isso vai melhorar ainda mais nossa austeridade financeira e nossa independência. Isso significa que estamos fortes não somente para 2017, significa que nossa estrutura nos manterá fortes por alguns anos. Significa muito mais do que possam imaginar.

Enfim, Isso significa que o Palmeiras é gigante? Significa!!!

Bem, fica para uma próxima mais destaques sobre nosso elenco e possíveis contratações, por hora é só. Mas e todos vocês? O que acharam? Querem expor sua opinião? Deixe nos comentários que lemos e respondemos a todos. Sem medo, ninguém aqui morde, somos só um bando de palmeirenses apaixonados como todos vocês.

Espero que tenham lido esse texto enorme e, se gostaram, compartilha com os seus amigos. Pode postar no facebook, postar no twitter, instagram, vlog, blog, Snapchat ou até distribuir panfletinho na rua, fique a vontade.

Fiquem a vontade também para comentar, conversar conosco e, é claro, assistir ao Papo Palestrino (fiquem de olho no nosso youtube, facebook e twitter porque sempre avisamos os horários por lá, além de postar aqui no nosso blog informações).

Um grande abraço a todos

AVANTI PALESTRA CAMPEÃÃÃÃÃÃO!!!!

Léo Lopes (Bola)