quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PLANEJAMENTO 2017

Parte I: DISPENSAS


Fala galera que canta e vibra!!!

O ano de 2016 certamente ficará marcado não só na história, mas em todo coração alviverde. Ano de festa, de redenção e título.

Agora é preciso planejar 2017 com bastante carinho, pois voltamos a sonhar novamente com o título da Libertadores, umas das grandes metas para esse ano.

Como todo início de temporada, sempre esperamos pelas contratações, renovações, dispensas, especulações, novidades, enfim, tudo o que o clube pode fazer nesse período que mexe com a ansiedade da torcida.

Felizmente as mudanças já começaram!

Na presidência, após quatro anos de mandato, Paulo Nobre deu lugar a Mauricio Galiotte.

No departamento de futebol, o gerente Cícero Souza e o diretor Alexandre Mattos renovaram seus contratos.

Na comissão técnica, Cuca depois de levar o time à conquista do ênea, foi embora e junto com ele seus homens de confiança. Além deles, Alberto Valentim, então auxiliar técnico da comissão fixa do clube também se despediu para enfim assumir uma equipe como técnico.

No elenco que terminou a temporada, já há algumas mudanças até aqui.

Gabriel Jesus, o principal nome da base nos últimos anos já estava de malas prontas para a Inglaterra.

Alecsandro, Jaílson e Zé Roberto tiveram seus vínculos renovados.

Vários outros atletas emprestados voltam e muito provavelmente serão repassados a outros clubes, nomes como: os goleiros Fábio e Raphael Alemão, os laterais-direito Lucas, Lucas Taylor e Bruno Oliveira, os zagueiros Luiz Gustavo, Leandro Almeida e Nathan, os laterais-esquerdo Mateus Muller e Victor Luis, os volantes Bruninho, Amaral e Renato, os meias Juninho e Gabriel Leite, além dos atacantes Rodolfo, Mazinho, Luan, Vinicius e Leandro.

Sempre brinco que as dispensas são indispensáveis, para assim fazer os encaixes com novas contratações ou com jogadores que voltam ao clube. Desses que voltam, alguns já tem situação definida enquanto outros negociam seu destino para esse ano. Eu, talvez, aproveitaria um ou dois para compor o elenco.

Mas há ainda aqueles que terminaram o ano sem agradar a comissão técnica e jogando muito pouco.

Como exercício, fiz a minha lista de dispensas com algumas explicações. Vamos a elas:

Vagner – foi muito mal nas oportunidades que teve, tem qualidade, mas a essa altura eu daria a oportunidade ao Daniel Fuzato que está na copinha e já passou pelas seleções de base e assim fecharia o elenco com quatro goleiros.

Roger Carvalho – jogou pouco e não deixará saudades. Já acertou com o Atlético Goianiense.

Fabiano – apesar do “gol do título” o Cruzeiro o quer de volta, além disso, o nosso novo treinador pede a contratação de Samuel Xavier que trabalhou com ele no Sport.

Arouca – perdeu espaço e jogou muito pouco, só não gostaria que reforçasse um rival. Boa “moeda de troca” para se utilizar ou até ser vendido por um caminhão de dinheiro para a China.

Rodrigo – jogou um jogo apenas, tem potencial, mas precisa jogar e quem sabe voltar em outra oportunidade.

Rafael Marques – situação idem ao Arouca.

Luan – sem comentários, tchau!

Barrios – muita grana que pode ser investido em outro reforço.

Fabrício – bom jogador! Pode atuar em várias posições e deve seguir no grupo, mas eu daria oportunidade para algum menino vindo da base que está emprestado como o Mateus Muller ou Victor Luis.

Cleiton Xavier – foi muito importante no Brasileiro, mesmo não sendo titular. Não sei se com a chegada dos reforços irá entrar tantas vezes, senão ainda pode ser útil.

Allione – idem Arouca e Rafael Marques.

Leandro Pereira – não pertence ao PALMEIRAS. Certamente será reserva com a chegada do tão sonhado substituto do Gabriel Jesus. Devolveria ou repassaria para a Chapecoense para dar oportunidade ao Iacovelli da base.

É certo que tudo pode mudar com a chegada da nova comissão técnica. Alguns nomes que parecem se despedir de repente podem permanecer e ganhar oportunidade, outros ainda podem ser negociados. Enfim, até a estreia no Paulista muita coisa vai acontecer e até lá iremos falar um pouco de especulações, contratações e montagem do elenco nas próximas colunas. Até lá!


Avanti PALMEIRAS!!!

Du Lima